O EVENTO
(Histórico)

A primeira edição do Simpósio Nacional de Lutas surgiu com a ideia de reunir pesquisadores/cientistas e a comunidade da luta. Assim, em 2010 foram reunidos na Academia X-GYM, no Rio de Janeiro, pesquisadores das Ciências da Saúde/Biológicas e das Ciências Humanas e Sociais, com recorte temático sobre Lutas. Tornou-se consagrado pelo efetivo entusiasmo e participação da mídia especializada, contribuindo com debates importantíssimos e pela massiva participação do público.

 

O II Simpósio Nacional de Lutas, realizado também no Rio de Janeiro (2016), ocorreu em outro contexto. Em 5 anos, muito se avançou acerca dessas práticas. Com produção do Prof. Júlio Damasceno, teve como ponto alto o fato de estudantes e profissionais se tornarem protagonistas, com apresentação de resumos e trabalhos completos na 2ª Mostra Nacional de Produção Cientifica em Lutas (ampliada para inscrição de trabalhos sobre qualquer esporte presente nos Jogos Olímpicos e Atividade Física, de modo geral).

O III Simpósio Nacional de Lutas (2017) foi realizado pela primeira vez em São Paulo  Capital. Caracterizado por relevante participação feminina, inovou com lançamento e feira de livros do segmento. Além disso, introduziu-se gratuitamente exposição com objetos de valor histórico, antropológico e arqueológico, inestimáveis. Ademais, quanto às palestras, houve atenção especial à parte psicológica de atletas dessas modalidades. Outro diferencial foi a volta da aclamada Mesa-Redonda e o equilíbrio entre palestras teóricas e clínicas práticas.

O IV Simpósio Nacional de Lutas (2017) voltou ao Rio de Janeiro comemorando 7 anos  e consolidado como o mais tradicional evento das Américas de difusão científica sobre Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate (veja mais aqui).  Além do sólido corpo docente composto de palestrantes com Doutorado (PHD) e  Mestrado, dois professores estrangeiros (Cuba e Romênia) ministraram cursos importantíssimos.

 

O V Simpósio Nacional de Lutas foi realizado em São Paulo.  Evento incrível que superou todas as expectativas. Perpetuou a tradição do evento em mesclar áreas inter e multidisciplinares. Outrossim, reuniu palestrantes com elevado nível de titularidade acadêmica, mas com acentuada transferência para realidade prática. Contou com a presença internacional de técnico cubano de Modalidade Esportiva de Combate, com participação em três Jogos Olímpicos.

O VI Simpósio Nacional de Lutas foi realizado no Rio de Janeiro com a ideia de retorno ao projeto original: aproximar pesquisadores com a comunidade da luta de modo geral. O intuito principal foi a busca pela práxis. Simplificadamente, a perspectiva de as teorias ensinadas terem sido colocadas em prática  no evento. Além disso, o evento prosseguiu proporcionando oportunidades e espaço privilegiado para discentes e docentes demonstrarem suas pesquisas sobre o fenômeno “luta” em suas variadas manifestações.

PÚBLICO-ALVO*

Interessados em geral (aberto), atletas, praticantes, técnicos, treinadores, mestres, professores, estudantes e profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Psicologia, Pedagogia, Antropologia, História, Arqueologia etc.

* Todos os participantes receberão certificado de participação no Simpósio, reconhecido nacionalmente e chancelado com CNPJ e registro do número de horas. 

OBJETIVOS

● Socializar, publicizar e debater sobre antigos e novos meios e métodos de treinamento que possam contribuir com a melhora física, social, psicológica e técnico-tática de atletas e praticantes;

●Refletir sobre as Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate, além de outros esportes e atividades físicas, pensando as diversas e distintas abordagens, sujeitos e metodologias;

●  Promover lançamento de novos livros sobre o tema;

● Ampliar o conhecimento sobre as Lutas para além dos combates, aglutinando informações históricas, antropológicas e culturais;

● Reunir pesquisadores(as) da área, alunos(as), técnicos, atletas, praticantes, estudantes e comunidade em geral;

●Promover  interação e integração entre acadêmicos(as), não acadêmicos(as), professores(as), técnicos, atletas e a comunidade em geral.

O VII Simpósio Nacional de Lutas será realizado em São Paulo. Nesse momento, ao completar 9 anos, o intuito principal do evento será apresentar um panorama geral, atualizado, sobre a produção de conhecimento destacando nossa temática-alvo. Sempre que possível, serão reportadas permanências e rupturas nas teorias e práticas utilizadas nas lutas e artes marciais, com destaque para presente década.  

 

Ademais, o evento continua proporcionando caminho e lugar de destaque para professores e alunos demonstrarem como vem trabalhando e refletindo sobre essas práticas em suas cidades, Estados e países. Nessa direção, mais uma vez, premiará em dinheiro os melhores trabalhos apresentados na 7ª Mostra Nacional de Produção Científica em Lutas, que será realizada dentro da programação do 7º Simpósio Nacional de Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate. 

 

Pequena fração dos registros fotográficos das seis edições anteriores podem ser visualizados nessa página, no Slideshow. Além disso, consta um vídeo de uma das edições do Simpósio, que ilustra bem a dinâmica do evento.